topo3 sem foto jose ricardo adam advogado.png

Quando Apresentar Recurso da Multa de Trânsito?

Existem situações em que considerou injusta a sua punição de trânsito? Caso você receba uma autuação de trânsito em casa, ou ela seja deixada no vidro do seu carro, saiba que existe a possibilidade de recorrer dessa decisão, embora não sejam todos os casos que cabem recurso. Se quer saber em qual momento você deve apresentar sua defesa, continue lendo esse artigo:


Autuação de trânsito

Quando tiver contato com sua autuação, que alega que você cometeu alguma inflação de trânsito, que varia do tipo leve, média, grave ou gravíssima, saiba que ela ainda não é uma multa.  Nessa situação, o que você deve fazer é preparar uma defesa prévia, até 30 dias após o recebimento da autuação. Buscando fugir das penalidades trazidas com a multa, nesse levantamento devem conter os argumentos que comprovem sua inocência nesse caso.


Em qual momento você deve apresentar sua defesa da multa de trânsito?


Caso você não se manifeste após o recebimento da autuação, ou os seus argumentos não sejam aceitos, em 30 dias você será de fato multado. Então chega o momento de apresentar o recurso de multa, que tem o prazo identificado na notificação da pena, que varia de acordo com o tipo de inflação.


O recurso contendo os argumentos que provem a sua inocência no caso podem ser enviados por correio, porém o melhor é que sejam entregues pessoalmente, ao órgão Ciretran do munícipio em que o veículo está registrado ou do local da inflação que você pretende recorrer. Além das suas provas, deve levar todos os documentos do proprietário e do veículo multado.