topo3 sem foto jose ricardo adam advogado.png

O que Acontece se eu Fugir do Local do Acidente?

De certo que as leis brasileiras são cheias de brechas e muitas vezes acabamos por conseguir burlá-las, mas o mesmo não acontece quando o causador de um acidente foge do local do acidente. Isso porque fugir do local do acidente entra diretamente nos crimes de trânsito.


O mesmo vale se não houver feridos de ambas partes? Sim, seja com ou sem vitaminas, quando o condutor sai do local do acidente essa retirada é considerada crime.


Para os condutores que fogem do local essa saída é vista como se o responsável estivesse fugindo da sua responsabilidade penal ou civil.


Então, caso o motorista saia do local do crime achando que não tem problemas pois não houve vitaminas, ele pode ser condenado a 6 meses a um ano de detenção, ou  multa.


Por outro lado, devido a essas brechas, a lei é considerada inconstitucional, pois nenhum indivíduo é obrigado a produzir provas contra si próprio, ou seja, ficar no local do crime e ser incriminado por ter causado o incidente em questão.


Ainda há motoristas que conseguem anular a decisão nos tribunais quando a condenação é de primeira instância.


De qualquer forma, esse é um assunto bem polêmico, e caso o motorista tenha saído do local antes da polícia chegar o melhor a se fazer é procurar um advogado que estará apto em analisar e resolver a situação.

Se possível, assim que ocorrer o acidente, entre em contato com seu advogado e converse com ele qual é a melhor forma de proceder em situações como essas. Mas sabemos que seu dever como motorista é se responsabilizar pelos seus atos.