topo3 sem foto jose ricardo adam advogado.png

Dicas para Quem Acabou de Perder a CNH


Seja qual for o motivo, o motorista chegou a pontuação limite na sua carteira - que é de 20 pontos - e vai perder a CNH. E agora, o que ele deve fazer? Perder a carteira não é das situações mais agradáveis, principalmente para aqueles que usam o carro com muita frequência.


Mas não tem jeito, se o motorista chegar a pontuação limite ele vai perder a CNH. A única alternativa agora é correr atrás para regularizar a situação da carteira e esperar que seja possível a recuperação da habilitação.


Uma das primeiras coisas que deve ser feito ao perder a CNH é regularizar a situação. Então, se o motorista tem multas ou qualquer outro problema que envolva sua carteira, esse é o momento para acertar todas as contas.


Em seguida, para recuperar a CNH, o motorista deve ingressar - obrigatoriamente - em cursos de reciclagem, que podem ser realizados nos Centro de Formação de Condutores (CFCs) ou diretamente no Detran.


Outra forma de reaver sua carteira é recorrer de alguma multa que o motorista achar que foi injusta, sem fundamento.


Para isso é preciso entrar com um recurso onde o motorista ou seu advogado deve apresentar a multa e alguns outros documentos. O recurso será julgado pelo JARI, onde eles julgarão se o recurso é cabível ou não. Se sim, a multa será retirada, assim como o pontos da sua carteira.


Mas ao invés de precisar de dicas para recuperar a CNH, o ideal é que o motorista não deixe chegar nessa situação. Porque, depois de ter a carteira suspensa, o condutor pode ficar de um mês há um ano sem permissão para dirigir.