Carteira Nacional de Habilitação  PROVISÓRIA
Com multas, estando em recurso
Não pode ser impedido de renovar

 

Resumo e explicação simples da Decisão abaixo: Se um cidadão possui uma CNH provisória, e ingressa com recurso de multa, não pode ter impedido seu direito de renovar sua CNH,

Se você está impedido de renovar sua cnh, de provisória para definitiva, preencha o formulário abaixo para avaliação do caso

 

JURISPRUDÊNCIA
 
RECURSO ESPECIAL Nº 800.963 - RS (2005⁄0198105-9)
RELATOR : MINISTRO JOSÉ DELGADO
RECORRENTE : LEANDRO DA SILVA BERTONCELLO
ADVOGADO : LUIS FERNANDO S MARTELLO
RECORRIDO : DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - DETRAN⁄ RS
PROCURADOR : LUZ MARINA UHRY VIEIRA E OUTROS
EMENTA
 
ADMINISTRATIVO. CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. PERMISSÃOPARA DIRIGIR. CONCESSÃO DA CARTEIRA NACIONAL DEHABILITAÇÃO DEFINITIVA. CONDUTOR AUTUADO POR INFRAÇÃOGRAVÍSSIMA DURANTE O PERÍODO DE PROVA DE UM ANO. RECURSO ADMINISTRATIVO PENDENTE. VIOLAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA.
1. Trata-se de recurso especial interposto nos autos de mandado de segurançaimpetrado por motorista portador de Permissão para Dirigir contra o Diretor doDETRAN⁄RS, buscando o direito de obter a CNH definitiva após o período de prova de 1 (um) ano, apesar da ocorrência de autuações por infrações de trânsito de natureza gravíssima, que ainda estão pendentes de julgamento na esfera administrativa. A sentença concedeu a segurança sob o entendimento de que não podem ser considerados os efeitos do ato infracional antes de julgados os recursos administrativos. Interposta apelação pelo DETRAN⁄RS, o acórdão do TJRS deu provimento ao apelo sob o fundamento da falta de interesse do impetrante, visto que as multas já haviam sido pagas, e o pagamento convalida o vício. O impetrante opôs embargos de declaração, os quais foram acolhidos, mas mantiveram a conclusão do acórdão embargado quanto ao provimento da apelação. No recurso especial o recorrente alega violação do art. 290 do CTB, sustentando que as penalidades de trânsito somente podem ser cadastradas no RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação) após o esgotamento dos recursos administrativos.
2. Os §§ 3º e 4º do art. 148 do CTB impõem a penalidade de suspensão do direito de dirigir, obrigando o condutor detentor de Permissão para Dirigir a reiniciar o processo de habilitação caso, no período de prova de 1 (um) ano, tenha cometido infração grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.
3. Entretanto, urge salientar que a aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir, bem como todas as demais previstas no Código de Trânsito, reclama prévio processo administrativo, com observação das garantias constitucionais do devido processo legal, contraditório e da ampla defesa, estes consectários do primeiro (CF, art. 5º, LIV e LV).
4. O CTB expressamente dispõe no art. 265 que "As penalidades de suspensão dodireito de dirigir e de cassação do documento de habilitação serão aplicadas por decisão fundamentada da autoridade de trânsito competente, em processoadministrativo, assegurado ao infrator amplo direito de defesa."
5. A ocorrência de infração grave ou gravíssima somente poderá constituir obstáculo à concessão da CNH definitiva ao detentor de Permissão para Dirigir após o trânsito em julgado administrativo da decisão que confirme a validade do ato infracional a ele imputado.
6. Recurso especial provido.

(REsp 800.963/RS, Rel. Ministro JOSÉ DELGADO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 15/02/2007, DJ 05/03/2007 p. 265)

 

 

 

Veja um Processo Deferido em 2012

Cliente com multas, seguiu rigorosamente orientações do Sr Ricardo Adam, e conseguiu renovar dentro da Lei

clique aqui

 

 

Carteira Nacional de Habilitação  PROVISÓRIA
Com multas, estando em recurso
Não pode ser impedido de renovar

 

 

Resumo e explicação simples da Decisão abaixo: Se um cidadão possui uma CNH provisória, e ingressa com recurso de multa, não pode ter impedido seu direito de renovar sua CNH,

 

Se você está impedido de renovar sua cnh, de provisória para definitiva, preencha o formulário abaixo para avaliação do caso

 

 

 

 

 

 Sentença do STJ autorizando Renovar CNH com processo em Andamento
 

 

 

 

 

 

 

 

Envie seu Caso Para que possamos avaliar

 Assunto do contato   
 Nome   
 E-mail   
 Mensagem   

  

http://www.linkws.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ricardoadam@gmail.com


Página Inicial